Páginas

23 de agosto de 2012

Em defesa dos Animais


Eu odeio Rodeios,sabem por que,porque simplesmente amo os animais e acima de tudo os respeito. Não venham me dizer que não existe maus tratos,só o fato de se obrigar o animal a fazer aquilo que ele não quer, já é uma tremenda crueldade. Iniciarei esse post colocando a Declaração Universal dos Direitos do Animal, e logo em seguida algumas reportagens dentre milhares que se encontra pela internet, algumas fotos e vídeos,e para não chocar, escolhi os menos digamos "OFENSIVOS" aos seres humanos, embora sejam eles mesmo que infringem tal tortura e dor aos animais.


Declaração Universal dos Direitos do Animal 

 Art. 1º - Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência.

 Art. 2º - O homem, como a espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando este direito; tem obrigação de colocar os seus conhecimentos a serviço dos animais.

 Art. 3º - Todo animal tem direito à atenção, aos cuidados e à proteção do homem. Se a morte de um animal for necessária, deve ser instantânea, indolor e não geradora de angústia.

 Art. 4º - Todo animal pertencente a uma espécie selvagem tem direito a viver livre em seu próprio ambiente natural, terrestre, aéreo ou aquático, e tem direito a reproduzir-se; Toda privação de liberdade, mesmo se tiver fins educativos, é contrária a este direito.

 Art. 5º - Todo animal pertencente a uma espécie ambientada tradicionalmente na vizinhança do homem tem direito a viver e crescer no ritmo e nas condições de vida e de liberdade que forem próprias de sua espécie; Toda modificação deste ritmo ou destas condições, que forem impostas pelo homem com fins mercantis, é contrária a este direito.

 Art. 6º - Todo animal escolhido pelo homem como companheiro tem direito a uma duração de vida correspondente à sua longevidade natural; Abandonar um animal é ação cruel e degradante.

 Art. 7º - Todo animal utilizado em trabalho tem direito à limitação razoável da duração e intensidade desse trabalho, alimentação reparadora e repouso.

 Art. 8º - A experimentação animal que envolver sofrimento físico ou psicológico é incompatível com os direitos do animal, quer se trate de experimentação médica, científica, comercial ou de qualquer outra modalidade; As técnicas de substituição devem ser utilizadas e desenvolvidas.

 Art. 9º - Se um animal for criado para alimentação, deve ser nutrido, abrigado, transportado e abatido sem que sofra ansiedade ou dor.

 Art. 10º - Nenhum animal deve ser explorado para divertimento do homem; As exibições de animais e os espetáculos que os utilizam são incompatíveis com a dignidade do animal.

 Art. 11º - Todo ato que implique a morte desnecessária de um animal constitui biocídio, isto é, crime contra a vida.

 Art. 12º - Todo ato que implique a morte de um grande número de animais selvagens, constitui genocídio, isto é, crime contra a espécie; A poluição e a destruição do ambiente natural conduzem ao genocídio.

 Art. 13º - O animal morto deve ser tratado com respeito; As cenas de violência contra os animais devem ser proibidas no cinema e na televisão, salvo se tiverem por finalidade evidenciar ofensa aos direitos do animal.

 Art. 14º - Os organismos de proteção e de salvaguarda dos animais devem ter representação em nível governamental; Os direitos do animal devem ser defendidos por lei como os direitos humanos.


CONTRA MAUS TRATOS AOS ANIMAIS

 É cada vez maior a movimentação mundial contra os maus tratos de animais. Na Espanha, ativistas atacam as touradas.
No Brasil, o foco é o tratamento dados a touros e cavalos usados nos rodeios, especialmente nos de Barretos, no interior de São Paulo, o maior do país, que nesta edição deve reunir 800 mil pessoas para dez dias de provas e shows. "Rodeio é crueldade e isso é inquestionável.


Temos documentos mostrando que o que eles fazem é cruel, é uma afronta à inteligência das pessoas eles dizerem que não é.
Uma corda apertada nos flancos dos animais não tem como não ser cruel", disse Vanice Orlandi, presidente do Uipa (União Internacional Protetora dos Animais).
Segundo ela, a corda usada na montaria é amarrada na parte genital do animal, que é farta em estruturas nervosas e de captação de dor, sem estrutura óssea para proteger. "Agora, imagina fazer isso em um homem.


Os animais são mansos por natureza. Mas as pessoas precisam deles bravos, então apertam os órgãos genitais. Eles pulam para fugir da dor", defendeu ela.


A entidade rechaça ainda práticas como o uso da espora usada de forma intensa e recorrente, os choques elétricos, a constante queda dos animais nas provas, a privação do sono e a exposição exagerada ao ruído. "Na montaria, o cavaleiro toca de leve com a espora no cavalo, sem pressão, sem insistência.
No rodeio, o peão golpeia o animal com força e violência, incessantemente na região do pescoço e do baixo ventre, que são muito sensíveis", afirmou Orlandi. "Os animais levam choques elétricos para entrarem no cercado, precisam ficar acordados até a hora do rodeio, quando costumam dormir ao cair do sol e são expostos aquele barulho.


Os animais têm uma audição quatro vezes mais sensível que a nossa. Isso sem falar nas quedas, que provocam fraturas e hemorragias", completou.
Os ativistas lamentam a aprovação de uma lei que permite os rodeios no Brasil e, segundo Orlandi, "complicou muito a luta" contra os maus tratos. "Hoje, é permitido por lei mal tratar os animais e nós não conseguimos lutar contra o poderio econômico que um rodeio envolve", disse.


Em resposta às críticas da Uipa ao rodeio, Marcos Murta, presidente da comitiva Os Independentes, que organiza a Festa do Peão, disse não há maus tratos no rodeio de Barretos. "Existem bons e maus profissionais.
Hoje, em Barretos, temos 100% de bons tratos aos animais. Desde 2006, nós temos o Ecoa [Centro de Estudos do Comportamento Animal], o departamento que estuda com laudo científico tudo o que acontece com o animal antes, durante e depois das provas", afirmou.
Segundo ele, algumas ONGs divulgam imagens de rodeio, especialmente de provas com laço, que não fazem mais parte da competição desde 2006. "Essas provas realmente são mais preocupantes e por isso preferimos não adotar como modalidade.
De resto, estamos tranquilos. Já tivemos aqui a presença de diversas ONGs de grande porte, como a Arca Brasil, que comprovaram que não há maus tratos em Barretos", defendeu.
Para deixar clara a posição da organização do rodeio sobre essa questão, entre uma prova e outra o locutor enfatiza o papel do Ecoa e ressalta que os animais usados na competição não passam por práticas agressivas.

Fonte: http://noticias.uol.com.br


Barretos: 'Choque' em bois causa maus-tratos nos rodeios, diz ONG

Choque' em bois causa maus-tratos nos rodeios, diz ONG No fundo dos bretes, longe das 35 mil pessoas que lotam as arquibancadas do estádio de rodeios do Parque do Peão de Barretos, os touros são conduzidos com "choques".
Para a ONG de defesa animal PEA, o instrumento é mais um a provocar maus-tratos aos animais.
Em Barretos, veterinários utilizam condutores de mão, com baixa amperagem, para "assustar" os animais e levá-los para as baias existentes atrás dos bretes (local de onde saem as montarias). "O bastão com choque deve ser bonitinho [em Barretos], brilhante, enquanto em outros locais usam fios desencapados.


Mas o efeito [negativo para o animal] é o mesmo", afirmou Carlos Rosolen, da PEA. Orivaldo Vasconcelos, coordenador do centro de estudos de Os Independentes, alega que o equipamento, de um microampere, é utilizado para conduzir os animais para a frente. "Para que a pessoa não grite ou bata nos animais.
Ele gera uma contração muscular súbita, mas só em caso de necessidade." Ele negou que o aparelho seja usado para "acordar" os animais para as montarias. "Se aplicado em maior amperagem e mais vezes, o touro não pularia, já que sofreria relaxamento muscular." A PEA trava uma briga judicial com Os Independentes, que está no Supremo Tribunal Federal.
O PEA foi condenado por vincular o evento a maus-tratos e, por isso, recorreu, alegando "odiosa censura judicial à liberdade de expressão".


OUTRO LADO

Presidente de Os Independentes, Marcos Murta afirmou que, na Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, não há maus-tratos aos animais. "Isso é impensável. Em Barretos não há nada disso, tanto preservamos os touros que investimos no Ecoa e estamos de portas abertas para as entidades que queiram conferir o que acontece aqui", afirmou.
Ainda segundo o presidente da festa, entidades como o PEA utilizam imagens de eventos fora do país como se fossem de Barretos para denegrir o evento. "Estamos à frente de países como EUA e Canadá nos cuidados e na preparação com os animais.
Se existe maus-tratos, isso passa longe daqui."

Fonte: http://www.odeiorodeio.com


Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles.” 
 [Philip Ochoa] "

Até que tenhamos coragem de reconhecer crueldade pelo que ela é - seja a vítima um animal humano ou não humano - não podemos esperar que as coisas melhorem neste mundo... não podemos ter paz vivendo entre homens cujos corações se deleitam em matar criaturas vivas. Para cada ato que glorifica o prazer de matar, estamos atrasando o progresso da humanidade".
[Rachel Carson]

"Chegará o dia em que todo homem conhecerá o íntimo de um animal. E neste dia, todo o crime contra o animal será um crime contra a humanidade."
 [Leonardo da Vinci]
Vídeo-Rodeio,a crueldade revelada


Isso foi apenas uma pequena amostra do que ocorre nos Rodeios e Vaquejadas eplo Brasil afora, sei 
que talvez seja ingenuidade minha, uma verdadeira utopia imaginar que um dia isso acabará, e que o ser humano passará a respeitar todos os seres vivos da Terra como iguais, pois somos de espécies diferentes, mas sentimos dor, amor, gratidão, compaixão, sofremos, ficamos doentes, sangramos e morremos, portando ao meu ver somo todos iguais sim.
Tenho consciência que Rodeios, Vaquejadas etc, movimento milhões de reais, é extremamente lucrativo e ainda recebem por debaixo dos panos, o apoio de políticos e donos de emissoras de TV e Rádio, mas mesmo assim minha luta continua e não me calo. 
Foi com um pensamento de superioridade,que Hitler na Segunda Guerra Mundial executou cerca de 6 milhões de Judeus, por considerá-los como animais, seres inferiores.Pensem nisso!


 Não se calem, digam NÃO aos maus tratos infligidos aos animais e denunciem!!! 

Abaixo, algumas leis que regulam a relação entre homens e animais no país. 

 - Decreto Lei N° 24.645, de 10 de julho de 1934, que define maus-tratos contra animais.

 - Lei Federal N° 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, a "Lei dos Crimes Ambientais".

 - Lei Municipal 14.014, de 30 de junho de 2005: proíbe no Município de São Paulo, a utilização de animais de qualquer espécie em apresentação em circos e congêneres.

 - Lei Municipal 11.359, de 17 de maio de 1993: proíbe a realização de rodeios, touradas ou eventos similares.

 Como denunciar: 

 Toda pessoa que testemunhe atentados contra animais pode e DEVE comparecer a delegacia mais próxima e lavrar um Termo Circunstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o artigo 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98, "Praticar ato de abuso e maus-tratos à animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos ".
Caso haja recusa do delegado, cite o artigo 319 do Código Penal, que prevê crime de prevaricação: receber notícia de crime e recusar-se a cumpri-la.

 Denúncias por telefone, podem ser feitas pelo "Disque Denúncia":

SUL
RS - 181
SC - 181
PR - 181

SUDESTE
SP - 181
MG - 181
RJ - (21) 2253-1177 / 0300-253-1177 (Petrópolis)

NORDESTE BA - 3235-000 (Capital) / 181 (Interior)
SE - 181 AL - 0800-2849390 Polícia Civil / (82) 3201-2000 P.M.
PE - (81) 3421-9595 (Capital) / (81) 3719-4545 (interior)
PB - 197 RN - 0800-84-2999
CE - (85) 3488-7877 PI - 0800-280-5013 MA - 3233-5800 (Capital) / 0300-313-5800 (interior)
TO - 0800-63-1190

NORTE PA - (94) 3346-2250 / 181
AM - 0800-092-0500 RR - 0800-95-1000
AP - 0800-96-8080 AC - 181 RO - 0800-647-1016

CENTRO-OESTE
MT - 197 MS - 147
GO - 197
DF - 197

Se houver demora ou omissão, entre em contato com o Ministério Publico ESTADUAL - Procuradoria de Meio Ambiente e Minorias. Envie uma carta registrada descrevendo a situação do animal, o Distrito Policial e o nome do delegado que o atendeu. Você também pode enviar fax ou ir pessoalmente ao MP. Não é necessário advogado.



3 comentários:

mariatereza cichelli disse...

Dea, magnífico post....impressionante...e agente só pensa na festa, no oba oba...NÃO AOS RODEIOS!!!...parabéns Dea...sugiro que se alguém quiser defender essa "festança" vc deve dar o direito de resposta...beijos

festança = matança

mariatereza cichelli disse...

Dea, permiti que a Paty visse e lesse seu post, ela concordou com tudo e falou que os cavalos tem que ser usados para ajudar na cura de deficientes...vc sabe que ela ama animais...

Andrea Lemos disse...

TE e Paty, muito obrigada pelo elogio e por estarem sempre me incentivando, é muito bom saber que sempre posso contar com vocês e também ter a amizades de pessoas tão boas, bonitas e inteligentes que são.
É uma pena que isso ocorra amigas, porque quem vai a esse tipo de show, para mim de horrores,só se preocupa com o prêmio em jogo, as comidas e bebidas, as paqueras e quais os artistas que irão se apresentar, enquanto nos bastidores os pobres animais estão sofrendo todo tipo de violência, seja física ou psicológica, uma pena! Mas por incrível que possa parecer, ainda acredito na humanidade e tenho fé que um dia as pessoas cairão na real e trataram todo ser vivo com respeito e dignidade.
Mil beijos no coração de vocês duas amigas ! Amo vocês !!!!

Voce poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...